sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Fanáticos

Leer versión en esoañol.


Eu não suporto fanáticos em geral mas certamente há tipos de fanáticos piores que outros. Fanáticos de uma banda, a menos que sejam adolescentes púberes naturalmente insuportáveis, são, para mim o tipo menos desagradável de fanáticos. O que não quer dizer, veja bem, que não sejam desagradáveis.

Os fanáticos por políticos são hors-concours, nem vale a pena falar deles, já deveriam ter sido exterminados da Terra em 2012, os da direita e da esquerda, abraçados. Eles sofrem da mesma doença contagiosa, só que em lados opostos. Os dois defendem com unhas e dentes qualquer coisa que faça seu ídolo. A única diferença é que os da esquerda se esforçam mais, buscam justificativas melhores, lógicas quase convincentes, enquanto a direita só é um bando de ruminantes repetindo coisas sem sentido.

Os fanáticos religiosos, no entanto, são mais perigosos, eles podem destruir o mundo. E diferente dos fanáticos por políticos, eles se importam com tudo menos com seus deuses. Eles gostam de dinheiro e de dizer o que os outros devem fazer com as suas vidas. Em geral, são todos do tipo ruminantes. Mas os que conseguiram se tornar detentores do poder, majoritariamente de forma ilícita, fazem outros ruminantes mais ignorantes acreditarem que um dia também serão ricos e terão um lugar no céu. Como? Convencendo-os a dar a eles uma parte do seu salário e a dizer o que as outras pessoas devem fazer com as suas vidas.

Mas já viram os fanáticos de filmes? Os de filmes de animação, principalmente. Quase todos os fanáticos de cinema são fanáticos de filmes de fantasia. Não é muito comum ver por aí bonequinhos, canecas, camisetas, fantasias, objetos em tamanho real ou gente reunida para falar sobre Cinema Paradiso ou Old Boy, por exemplo. Já viram um fanático de Toy Story? De Shrek? Já viram seus bolos de aniversário? Seus tweets? Sua dedicação em defender algo que não importa a ninguém mais que a eles mesmos? Eles tem 34 anos e contam como choraram copiosamente com o final de Toy Story 4. E agora também estão desolados e inconsoláveis com as atitudes de J.K Rowling.

 

2 comentários:

  1. Imagina a cena de um "jovem" quarentão te contando sobre um filme do seu super-herói favorito. Ele sabe que tu não curte, mas ainda assim não poupa nos detalhes e sons onomatopeicos da sua narrativa. É constrangedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dias vi uma discussão no twitter sobre "como continuar sendo fã de harry potter com tudo o que a J.K Rowling vem fazendo", tudo gente com barba e pé de galinha. Tipo, que tal aproveitar que tu tem 35 anos e NAO SER mais fã de harry potter? hahaha

      Excluir